Existem Vantagens em Orar no Monte?

Monte Sinai

“Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo.4:19-24).Muitos acreditam e ensinam que o crente precisa adquirir o hábito de orar no monte, e um dos motivos seria que o Senhor Jesus tinha este costume. Muitos também acreditam que o monte é um lugar para se ter uma maior intimidade com Deus em oração, pois se trata de um lugar tranqüilo, livre de qualquer coisa que possa atrapalhar os momentos. De fato, o Senhor Jesus orava no monte e com certeza era e ainda é um lugar mais propício para o crente ter momentos de oração mais íntimos, mais sossegados.

Mas existe um problema: a mistificação do local. Criou-se uma crença entre muitos irmãos de que no monte Deus fala poderosamente; onde vemos sinais sobrenaturais como bolas de fogo, ramos secos que ardem como brasas, homens de branco, etc. É no monte, segundo eles, que o Senhor nos ouve melhor, onde o “fogo desce”, onde a glória de Deus se manifesta. Existem até lugares que eles consideram como “consagrados” para se falar com Deus, quando existe todo um ritual antes de se subir no local, uns tiram os calçados, outros oram se auto-consagrando para subirem.

Uns se consideram até mais santos do que os outros só pelo fato de subirem ao monte regularmente; outros quase que obrigam certos irmãos a subirem, com a proposta de que estes não voltarão sem alguma resposta divina. Muitos também levam pedidos de oração para serem queimados no monte, garrafas com água para consagração, uns se vestem de branco,etc.Resumindo, o monte deixa de ser uma opção para ser uma obrigação do crente. O Senhor Jesus orava no monte por uma questão de opção: “E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.” (Mt.14:23).

Como sabemos, Cristo em seu ministério terreno, estava na maior parte do dia rodeado por muitas pessoas, além dos seus discípulos. “E, aproximando-se dele um escriba, disse: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mt.8:19,20). Isto significa que o Senhor não tinha um lugar fixo, uma moradia fixa, Ele sempre percorria os lugares fazendo a obra de Deus.

Não existe nenhuma recomendação do Senhor que os crentes devem freqüentar o monte: “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” (Mt.6:5-8).

Esta é a recomendação de Cristo para os seus discípulos, os crentes, porém não significa que o melhor lugar seja o quarto. O que Cristo nos ensina moralmente aqui é que não devemos demonstrar através da oração que somos mais espirituais que os outros (é o que acontece com muitos que vivem orando no monte).No livro de Atos e nas cartas às igrejas não existe nada sobre oração no monte. Em 1Ts. 5:17, Paulo escreveu: “Orai sem cessar”, sem especificar o lugar.Entendemos que não importa o lugar e sim a motivação e intenção do coração. O lugar é irrelevante diante do Senhor. A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo habita no crente (Rm. 8:9,11; 1Co. 3:16; 6:19; 2Tm. 1:14), e por isso Deus está conosco em qualquer lugar.

E a Bíblia afirma também que este mesmo Espírito intercede por nós: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm. 8:26). Não é pelo fato de se subir ao monte para orar que a oração do crente será mais valorosa, ou mais digna de aceitação perante o Senhor, ou então que a resposta virá mais depressa, ou que haverá um reconhecimento da parte de Deus pelo esforço de se subir lá.Imaginem: no mundo, existem milhares ou até milhões de crentes em Cristo que estão totalmente impossibilitados de orarem em algum monte, ou até mesmo em certos lugares por causa da perseguição.

Quantos que estão encarcerados, acamados, em cadeiras de rodas, amputados e nem por isso Deus desconsiderará suas orações.Graças a Deus que vivemos em um país livre de perseguições religiosas de um modo geral, e este é um dos motivos que temos o monte como uma opção para adorarmos a Deus!

Princípios para uma Ministração Abençoada

"Quem te não temerá, ó Senhor, e não glorificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos" - Apocalipse 15:4.

Temos aqui um tema que requer de nós especial atenção. Para alguns, trata-se de um terreno desconhecido. E mesmo para aqueles que têm algum conhecimento, sempre será um desafio novo. Cada culto é uma experiência nova, de onde extraímos lições que vão nos moldando e formando em nós o perfil de verdadeiros adoradores, que em função desse aprendizado, vão sendo confirmados como ministros diante da congregação.

A ministração do louvor exige total responsabilidade, entrega e dedicação, daí o fato de que se trata de um ministério, e ministério com peso pastoral. A administração desse serviço se faz garantir através de princípios divinos que devemos encarnar, praticar e deles depender sempre. Esses princípios nos livram da mediocridade e contribuem para que busquemos a excelência nesse ministério, em louvor ao nosso Deus! (Fl 1:10-11).

Sensibilidade - Salmos 43:3 Sensibilidade fala de percepção, de revelação, de ter luz. É uma ferramenta essencial, pois facilita em muito a nossa tarefa. É indispensável no momento do culto, na relação que temos com o Espírito, com os músicos e com as pessoas em geral.

Dependência do Espírito - Efésios 5:18. É dependência geral, total e irrestrita. Paulo diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (II Co 3:17). O dirigente deve ganhar a visão de que o culto é do Espírito Santo e Ele sabe o que é melhor para cada pessoa (Rm 8:26-27). Ele indica o cântico, a frase, a oração a ser feita, enfim, tudo.

Inspiração (Palavra de Deus) - Salmos 22:25. O dirigente sempre precisa estar inspirado. A inspiração nasce do nosso tempo diário com Deus (Sl 34:1). A fonte principal é a Palavra. Quanto mais Palavra eu tiver, mais inspirado serei (Cl 3:16).

Expressão - Gálatas 5:22. A Palavra diz que o coração alegre aformoseia o rosto (Pv 15:13). O fruto do Espírito produz amor, paz, alegria etc. O dirigente deve meditar naquilo que canta. Esse exercício constante resulta numa expressão de vida abundante.

Segurança (saber o que fazer) - II Coríntios 3:4-6. A congregação espera que o dirigente a conduza na ministração. É como o motorista de um coletivo cheio de pessoas. Todos esperam que ele tenha conhecimento do que faz e possam assim chegar ao seu destino.

Identificação (sacerdote) - Hebreus 5:1. O dirigente é um sacerdote, um intermediário entre Deus e os homens. Portanto, deve estar profundamente identificado com os interesses do Senhor e dos homens. O ministério de Jesus - Hebreus 2:12. O dirigente deve ter a visão de que Jesus está em meio à congregação cantando louvores. Deus habita no meio dos louvores do seu povo (Sl 22:3).

Conclusão: Se estivermos atentos a estes princípios, colheremos resultados surpreendentes do nosso trabalho. A igreja será abençoada, edificada, e o Senhor glorificado junto ao seu povo.

Deus abençoe!


Autor: Ronaldo Bezerra
Fonte: http://www.ronaldobezerra.com.br

"Adoração a Luz da Biblia"

Projeto Salvacao

Adorar? O que é isso?

Adorar? O que seria certamente adoração conforme o que diz a bíblia?

" Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são adoradores assim que o Pai, procura. " João 4:23

Que revelação essa que Jesus nos deixou. Que é chegada a hora, uma hora em que verdadeiros adoradores adorarão ao Pai, em espírito e em verdade! Desde versículo já podemos encontrar um grande passo para aprendermos sobre adoração. Adorar em espírito e em verdade, o que seria isso?
Creio que a melhor explicação está na bíblia. Espírito, se refere ao nosso consolador, o Espírito Santo que está conosco sempre
( João 14:16 ). A verdadeira adoração só pode fluir através do Espírito Santo. É através Dele que possamos adorar a Deus e cada vez mais sermos guiados em fazer a vontade do Senhor, por mais que às vezes esta vontade pareça loucura aos olhos humanos.
E a segunda parte diz sobre a verdade. Lá em
João 14:6 o Senhor Jesus nos deu uma importante declaração, de que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Adorar em verdade é ter consigo os mandamentos de Jesus, vivendo em Jesus. É provar do seu amor pelo Senhor, vivendo o que Ele nos ordena em sua palavra( João 14: 21 ). A verdade consiste em realizar o querer do Senhor.
Concluímos que a direção para a nossa adoração é ter uma vida de intimidade com o Espírito Santo e cumprir com o querer do Senhor Deus. Entretanto, o que significa
adorar?
Amo muito analisar a adoração desta forma, sabe quando você ama muito uma pessoa e faz de tudo para que essa pessoa apenas
olhe para você? Sabe aquela paixão, amor verdadeiro, ao ponto de chorar de desespero por aquela pessoa? Uma coisa tão grande dentro do seu coração que você chega a ficar sem palavras para definir? Isto é adoração!
Quero que você analise esse hino da Fernanda Brum ( Vaso de Alabastro ):

Adorar à Deus é mais que cantar
Adorar à Deus é mais que erguer às mãos
Não consiste em rituais e tradições
adorar à Deus é mais
mais do que vãs repetições

O vaso de alabastro
Tem que ser quebrado
E o perfume tem que ser totalmente derramado
Só quem conhece a grandeza do perdão que recebeu
Entrega em amor
Todo o tesouro seu
Para adorar à Deus

Adorar à Deus vai além das emoções
É o Santo Espírito tocando e transformando os corações
Pois a unção e o poder do teu olhar
Nos faz sorrir, nos faz chorar, nos faz perder para ganhar

Esse hino abençoado foi ministrado ao coração da cantora Fernanda Brum através da passagem na Bíblia de Lucas 7: 36-50. Essa passagem nos deixa um glorioso exemplo de extrema adoração ao Senhor Jesus, quando uma pecadora adorou ao Senhor, " chorando, molhava os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugava com os seus próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o perfume." Queridos, vendo isso nós podemos aprender o que é uma adoração extravagante. Aquela mulher, rompendo com suas barreiras, ela queria apenas demonstrar amor pelo Senhor e com esse propósito em seu coração lhe adorou com tudo, lágrimas, cabelos, beijos e o perfume que era para ela um precioso bem.
Adoração é romper barreiras. É querer atingir o coração de Deus. É querer que o Senhor volte sua face para nós!
Vou deixar aqui também o que é indispensável para ser um adorador.

Como ser um adorador em Espírito e em verdade:

1 - Ser santo(separado) - Levítico 11:44 e 1 tessalonicenses 4:3
2 - Ter uma vida de oração, jejum e leitura da palavra - Isaías 58, 1 Tessalonicenses 5:17, Marcos 2:18-22, Mateus 6:9-15 e João 14:21
3 - Buscar a vontade do Senhor - 2 Crônicas 7:14 e Colossenses 3:2
4 - Ser irrepreensível(andar corretamente em tudo o que fizer) - Salmos 15 e Efésios 5:15
5 - Ser Fiel e perseverante - Salmos 86:2 e Colossenses 4:2
6 - Ser imitador do caráter e da pessoa de Jesus - 1 Coríntios 11:1

Exemplos de adoração:
1 - Jesus e a sua obediência a vontade do Senhor - João 17: 1-5
2 - Moisés, o amigo de Deus - Êxodo
3 - Jó, em tudo foi tentando e permaneceu temente à Deus - Jó

Características da verdadeira adoração:

2 - Amor ao Senhor -
3 - Render-se ao poder de Deus -
4 - Ser guiado pelo Espírito para adorar -
5 - Humilhação - Tiago 4: 8-9
6 - Fazer tudo para a glória de Deus - 1 Coríntios 10:31

Creio que através desse estudo nós poderemos sim aprender a adorar a Deus. Creio que, não será somente através dessa leitura se sua vida será de adoração ao Senhor. Peça ao Espírito Santo para lhe ensinar segundo o querer Dele para sua vida. Creia, o Espírito Santo realmente quer nos ensinar grandes coisas. Que possamos ter a adoração ao Senhor como um estilo de vida!
1 - Sinceridade no coração -


About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Popular Posts

Estudos

Menu

Total de visualizações de página

Pages - Menu